Entenda o que pode levar à exposição radicular – Raiz dos dentes exposta

exposiçao radicular

A exposição radicular é quando as raízes dos dentes ficam expostas por conta de uma retração da gengiva. Um dos fatores causadores da exposição radicular pode ser a escovação incorreta, ou seja, quando a pessoa coloca muita força no momento da escovação e/ou utiliza uma escova com cerdas duras.

A falta de higienização também contribui para a exposição radicular, visto que ela também pode ser desencadeada pelo acúmulo de placa bacteriana e tártaro, que levam à periodontite e, como consequência, a exposição da raiz do dente.

Outros fatores que podem levar à exposição radicular são o bruxismo, a movimentação ortodôntica incorreta, restaurações com excessos e má oclusão (quando não há um encaixe perfeito entre as arcadas dentárias).

A exposição radicular, além de ser esteticamente desfavorável, ainda pode provocar sintomas incômodos como a sensibilidade nos dentes com raiz exposta, ao entrar em contato com alimentos doces, frios, frutas cítricas e até no momento da escovação. Para evitar esse problema, escolha escovas de dentes com as cerdas macias e não aplique força na escovação, que deve ser realizada três vezes ao dia. Além disso, visite um dentista a cada seis meses para que ele possa avaliar profundamente como está a sua saúde oral.

A Clínica Odontológica Lourdes Melina conta com profissionais capacitados para atender qualquer necessidade odontológica de seus pacientes. Entre em contato e agende uma avaliação.